Como foi fazer um Detox Digital

Por - abril 16, 2019
Como foi fazer um Detox Digital

Olá pessoal! Esses dias doente, me fizeram passar muito tempo em frente à televisão. Mas mesmo depois de melhorar, eu continuei com essa prática nada saudável. Eu estava perdendo todo o tempo da minha semana assistindo qualquer coisa que passava. E eu sentia que meus dias eram tão curtos, que nunca dava pra eu fazer nada! Resolvi então que era hora de um detox digital.

O que é

Se você nunca ouviu falar, Detox Digital é dar um tempo no consumo de eletrônicos. Muita gente foca nas redes sociais. Mas eu, por exemplo, nunca tive muitos problemas com facebook ou instagram. E sim com os filmes e seriados. Então, o detox aqui vai de acordo com o seu vício rs

Como faz

Eu decidi dar um tempo em consumir tudo o que for conteúdo online, tipo vídeos no youtube, feeds de redes sociais e notícias de sites. E praticamente não assisti mais tv. Digo praticamente, porque às vezes acompanhava a minha mãe pra ver alguma novela ou notícia, que não costumavam passar de 10 minutinhos. É claro que é escolha de cada um, mas eu achei que não haveria problema em continuar criando conteúdo. Ou seja, eu não consumia, mas ainda utilizava o computador pra escrever por aqui e editar minhas fotos.

Por que decidi fazer

Percebi que passava muito tempo nesse mundo digital. E não estava vivendo a minha própria vida, por falta de tempo. Eu estava me sentindo perdida, sem foco, sem ideia do que fazer. Eu já não sabia mais quem eu era. E eu sei que parece muita coisa. Mas na verdade, tudo isso é um acúmulo de anos de consumo. Todo dia eu consumia um pouco mais. E qualquer acontecimento ~ tipo, ficar doente ~ era uma desculpa pra eu cair com tudo nesse vício.

Por quanto tempo?

Eu fiquei uma semana certinha. Mas não tem tempo certo. Você decide o quanto achar melhor pra você. Pode ser só um ou dois dias, ou até um mês!

O que mudou?

Eu percebi que tinha MUITO tempo livre. Fiquei mais ciente das minhas ações e das pessoas à minha volta. E o que achei mais legal, é que eu pude fazer mais do que eu gostava, como escrever, decorar meu bujo, fotografar, arrumar minhas roupas, cozinhar e ler. Fiquei muito mais produtiva!

Como fazer um Detox Digital

E voltar a consumir vídeos, não significa que voltei na mesma. Eu estou me controlando pra manter uma rotina saudável, e não cair naquele vício frenético novamente. Quando eu perceber que estou perdendo muito tempo, vou fazer esse detox novamente!

Então se você estiver no mesmo barco que eu estava, tente fazer um detox digital. Acho importante ser durante a rotina, porque é quando a gente percebe os efeitos (positivos) que o detox nos traz. Ah e não precisa ser radical. Durante esse tempo eu usava WhatsApp e assistia novela com a minha mãe. O foco, é consumir o menos possível, e ter mais tempo livre pra fazer outras atividades.

como fazer um Detox Digital

Aqui tem 5 ideias de programas pra você fazer sozinho.

Vocês já fizeram um detox digital? Compartilha sua história nos comentários!
Até a próxima ♥

Veja Também

0 comentários

Deixe um comentário e faça alguém feliz! ♥