Afinal, eu sou tímida ou introvertida?

Por - abril 09, 2019
Afinal, eu sou tímida ou introvertida?

Muita gente confunde timidez com introversão, porque as duas possuem características semelhantes. Mas pelas minhas pesquisas ~ e experiência própria ~ timidez é mais como um estado momentâneo. É como o medo, que aparece em determinadas situações. Eu acredito que a timidez é a falta de experiência com contato social. Quando a gente nunca fez algo antes, dá um medo danado, porque é desconhecido e não sabemos o que vai acontecer. Já a introversão é uma característica da personalidade de um indivíduo. É algo que provavelmente nunca vai mudar.


O que confunde é que na maioria das vezes, os tímidos são introvertidos. Fica claro, porque um dos guilty pleasures dos introvertidos é ficar sozinho. Ou seja, não ter contato social. E como aprender a socializar sem pessoas? É aí que a timidez surge.

Eu sempre tive muitos problemas com a timidez. Você pode ler meu relato constrangedor sobre a minha timidez aqui. Lembrando que na época que escrevi, eu não sabia que existia diferença entre timidez e introversão. Mas graças as experiências que tive, eu melhorei bastante. Ainda fico tímida em frente a muitas pessoas. Mas hoje eu consigo conversar com desconhecidos quando quero ~ aka. quando a introversão não "ataca" rs ~ e percebi que quando conheço bem a pessoa, eu me solto e viro até uma tagarela!

Acho válido pensar dessa forma porque, quando você começar a tremer de vergonha, lembre-se que é só um estado. Eu sei que não é fácil, mas tente ter em mente que o que você está fazendo sai da sua zona de conforto, porque você não tem experiência - ou tem pouca - e leve tudo como um aprendizado. Se permita ser a novata, a iniciante, a pessoa que erra porque nunca fez isso antes.

Se quiser saber um pouquinho mais sobre introversão, acesse esses três blogs que indiquei no post anterior!

Espero que ajude na sua próxima aventura!
Até a próxima ♥

Veja Também

0 comentários

Deixe um comentário e faça alguém feliz! ♥