Como trabalhar no comércio sendo introvertido
Acho que nunca comentei muito sobre meu trabalho. E tem gente que até acredita que eu trabalho com o blog/canal. Mas infelizmente eu tenho que ter um emprego por fora, porque nunca ganhei nada aqui. Como vocês leram no título, eu trabalho no comércio. Mais precisamente, sou Assistente Administrativa. Mas por ser uma empresa familiar, eu já fiz de tudo. Já atendi clientes pessoalmente, por telefone, já fiz compras, já trabalhei na produção, no financeiro... enfim, eu tenho um pouco de conhecimento em todas as áreas. O que é bom, pois adquiri bastante experiência. Mas como você pode imaginar, como uma introvertida, eu sofri bastante, principalmente pela pressão em atender bem os clientes e ter que receber reclamações sem surtar! Resolvi então, fazer uma listinha de como você pode sobreviver sendo um introvertido no comércio.
Ah e um agradecimento especial ao Murilo, que indicou esse tema. Obrigada pelo comentário!
Tudo passa
Talvez o seu emprego atual não seja o ideal pra você. E talvez você até já saiba disso. Mas é o que você tem pra agora. Esteja ciente que é um emprego passageiro, mas que você precisa dele. Então nunca, de forma alguma, faça algum tipo de desfeita, só porque você está insatisfeito com seu trabalho atual. Claro que existem exceções como trabalhos abusivos. E se for o seu caso, corra, peça ajuda e saia o mais rápido desse emprego!Não levar para o lado pessoal
Para nós, introvertidos é muito difícil, eu sei muito bem disso. Mas tente não levar as reclamações dos clientes e do seu chefe para o lado pessoal. Porque normalmente não é. O comércio é uma loucura, está todo mundo correndo pra sobreviver e fazer o seu trabalho. Então se alguém falar meio sério ou reclamar de você. Peça uma desculpa rápida e faça o que tem que ser feito. Infelizmente as chances de você ser o único que achou ruim são bem grandes.Aprendizado e crescimento
Acho que é o principal pensamento pra não enlouquecer. Leve tudo como aprendizado. Tenho certeza que, assim com eu, você vai sofrer bastante. Mas pelo menos, vai aprender muito e crescer como um profissional. Coisa que você nunca aprenderia, se vivesse só na sua zona de conforto. Às vezes eu fico muito chateada por não estar onde eu gostaria, mas acredito que é uma fase que eu preciso passar. Talvez eu ainda não esteja pronta para o próximo capítulo da minha vida... (esse pensamento me ajuda a não chutar o balde e me demitir.)Você é mais forte do que pensa
E você só vai perceber isso se você se permitir enfrentar os problemas de frente. Eu sei que na hora não é nada fácil e dá vontade de correr e chorar no banheiro. Mas só depois que você enfrenta, você vai perceber o quanto é forte. Isso é outro aprendizado, que vai te trazer muito mais estabilidade como um profissional, seja qual for sua área de atuação. Em palavras bonitas, isso se chama resiliência.>> Veja também as 5 lições mais importantes que aprendi com meus 30 anos.
Vocês têm dicas pra quem ainda trabalha com o que não gosta? Ajude alguém nos comentários!
Até a próxima ♥
13 comentários
O mais difícil pra mim é não levar para o lado pessoal ❤
ResponderExcluirwww.blogsereiando.com
É sim Ana, também concordo. Mas acho que é uma questão de treino. Na hora a gente acha ruim, mas precisamos lembrar que não é nada pessoal. E aí a coisa fica menos pesada.
ExcluirQue interessante, Claudia. Pra ser sincera, nunca parei pra pensar com o que vc trabalhava e adorei saber um pouco mais sobre vc. Vc disse coisas válidas pra todo mundo.. e essa frase ''vc é mais forte do que vc pensa'', a gente tem que carregar com a gente pra qualquer coisa da vida <3
ResponderExcluirbeijos! ♥
hehe acho que a maioria que me conhece pelas redes sociais não sabia disso!
Excluir
ResponderExcluirAi amiga, me identifico muito com você...
Eu também sou introvertida e lido direto com pessoas... Sou auxiliar admistrativo/recepção, eu adoro o que faço, mas tem dias e situações que não é nada fácil. É muitooo complicado não levar pro lado pessoal, várias vezes já me senti inútil ou incapaz por algo que disseram.
E é bem isso que você disse, só quando enfrentamos é que percebemos que somos sim fortes e capazes.
Adorei essa frase, vou levar pra mim "ás vezes eu fico muito chateada por não estar onde eu gostaria, mas acredito que é uma fase que eu preciso passar. Talvez eu ainda não esteja pronta para o próximo capítulo da minha vida..."
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Não sabia que você trabalhava com administração também. Acho que nosso trabalho é bem parecido!
ExcluirNossa SIM eu já trabalhei em lugares que odiava, mas o dinheiro e saber que não era pra sempre me ajudou a aguentar, se você não encontrar uma motivação, não da pra aguentar ):
ResponderExcluirUm beijo,
Quase Mineira ♡
Com certeza! A gente precisa encontrar uma motivação, nem que seja só pra sobreviver! rs
ExcluirA vida não é fácil né, mas um dia tenho certeza que estaremos trabalhando em algo dos nossos sonhos, super, mega felizes! ♥
ResponderExcluirhttps://www.heyimwiththeband.com.br/
Meu sonho hehe
ExcluirTrabalho é sempre complicado, especialmente quando se é introvertido e se gosta de ficar queto no seu canto. Também sou assistente administrativo, mas como eu costume brincar, sou um bombril, 1001 utilidades. Já aguentei algumas coisas desagradáveis, por ser terceirizada e trabalhar com muitos servidores públicos, e mesmo eles afirmando que não há diferença de tratamento, sempre há. Mas a gente respira e segue em frente.
ResponderExcluirAbraços,
Ava
Nossa super me identifiquei com seu depoimento Ava. Também sou do time bombril rs
ExcluirPior que as pessoas tratam diferente até mesmo sem perceber. Infelizmente no trabalho a gente tem que engolir muitos sapos. Principalmente sendo introvertidos, o desgaste emocional é gigante!
Tema legal. Sou muito introvertido e não gosto de lidar com as pessoas. Infelizmente, isso me afetou bastante durante toda a minha vida profissional. Hoje eu trabalho 100% em home office, mas tive que abrir mão de remunerações melhores para isso... ônus e bônus... rsrs.
ResponderExcluirDeixe um comentário e faça alguém feliz! ♥