Minha história com art journaling

Por - abril 22, 2020
Minha história com art journaling capa

Não faz muito tempo que comprei um caderninho pra chamar de journal e fazer colagens estéticas. Mas nesse pouco tempo, o art journal foi um grande escape para os meus dias de raiva e ansiedade. Tinha uma época em que todas as noites depois do trabalho, eu ligava uma playlist meio deprê, acendia as luzinhas amareladas do meu quarto, acendia uma vela com cheirinho de baunilha e me sentava pra criar uma página que demonstrasse meus sentimentos. Não era só journaling em si, mas todo o ambiente que eu criei, me ajudava a fugir do meu mundo real, que estava se desmoronando.

Minha história com art journaling marrom

Hoje já não é algo tão frequente. Mas sempre que sinto que preciso "fugir" ou até quando me sinto inspirada, eu volto a sentar na escrivaninha do meu quarto e crio uma página do journal. Fazendo colagens e composições que eu me identifico. Mexendo com diferentes materiais, texturas e fazendo experimentos.

O que eu mais gosto do art journal é que é um diário visual. Não tem muita escrita, mas consegue te passar uma sensação. O que você quiser passar. Pra mim, normalmente é o que eu sinto naquele momento. É algo, que se ver bem, é muito pessoal. Mas que por não ser direto como um diário escrito, muitas vezes passa despercebido aos olhos de quem vê. Mas não deixa de ser pessoal. Com datas, marcações sobre o dia e pedaços de materiais físicos para lembrar de acontecimentos do meu cotidiano.

Minha história com art journaling estético

Recomendo pra todo mundo essa atividade. Não é nada produtivo e aparentemente inútil. Mas pode te fazer um bem danado! E olha, não precisa começar comprando tudo o que ver na papelaria. É tentador, eu sei. Mas comece com o que você tiver (foi o que eu fiz). Use sua caneta bic, sua lapiseira, um caderno que está jogado no canto da estante. Cate uns jornais velhos e use sua imaginação pra transformar tudo isso em algo esteticamente agradável aos seus olhos, ou ao menos a sua alma.

Tomei coragem e gravei um vídeo mostrando meu processo criativo em uma página. E como vocês podem ver, não precisa ficar nada muito glamouroso:


Você também é adepto de algum journal? Compartilhe alguma dica com a gente!
Até a próxima ♥

Veja Também

10 comentários

  1. Oi,

    Eu sempre amei colagens, cadernos, scrapbook, sempre quis fazer essas coisas. Antes, da maneira como eu podia eu fazia, com recortes de revistas e tal, às vezes ficava ótimo, mas nem sempre ficava tão legal, eu sentia falta de mais recursos. Depois que eu passei a ter meu próprio dinheiro pra comprar alguns materiais mais especiais, o pinterest com ideias pra inspirar, e principalmente depois que eu aprendi a fazer lettering, essa atividade que eu já adorava ficou ainda melhor. Eu vou ficando mais velha e não canso de fazer isso. É um prazer enorme ver a página tomando forma, expressando coisas de uma forma visual. Hoje tudo eu faço lettering, faço colagem.

    As suas páginas estão lindas. Quando eu tiver mais profi vou postar algumas minhas também! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra! Ah que lindo seu depoimento! Fico feliz que mesmo depois de tanto tempo você ainda aprecie essa atividade. E acho que é bem como você comentou. Começar com o que tiver e ir desenvolvendo aos poucos. Seja comprando material ou treinando mesmo.

      Quero ver suas artes! Sou péssima com lettering. Talvez você me ajude com suas postagens hehe

      Bom final de semana e muito obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  2. Aiii eu amo muito tudo isso! Sempre faço essas colagens nos meus álbuns de viagem e no meu diário! Fica fofo d+ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colagens de viagens é o melhor de tudo! Também adoro! Pena que eu não viajo tanto assim pra fazer vários hehe

      Obrigada pelo comentário Rafa ♥

      Excluir
  3. Eu ameeeei essa sua ideia do journal.
    É realmente algo muito pessoal mesmo que seja mais visual do que ter coisas escritas.
    E não acho que seja algo inútil, tudo o que faz bem pra nossa alma é sempre útil e sem contar que fazendo isso a gente usa muito nossa criatividade e as nossas mãos.
    Adorei o post e o vídeo! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Val!

      Verdade! Acho que faz bem usar a criatividade.

      Obrigada ♥

      Excluir
  4. fiquei cativada pela ideia e pela maneira que vc explicou, acabou fazendo muito sentido. em janeiro eu ganhei um bullet e tentei mas desisti logo pq percebi que eu sou muito da escrita, sabe? mas amei seu post, e acho que vou testar qualquer dia desses ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz! Hum, dependendo do bujo, dá pra deixar ele mais como um diário mesmo sabe? Talvez colar uma ou duas coisinhas por página, só pra ficar mais informativo.

      Que bom! Fico feliz que tenha se inspirado de alguma forma.

      Obrigada e boa semana Liz ♥

      Excluir
  5. ai, que saudade que eu tava de passar por aqui! tô feliz com tanto post pra eu ler haha tudo muito amorzinho, como sempre.

    eu também curto demais bullet journal, e adoro criar essas páginas cheias de colagens, pensamentos e sentimentos - raramente uso as técnicas pra organização. é algo mais terapêutico mesmo.

    hmmm dicas? algo que me ajudou muito esteticamente, foi preparar as páginas com as colagens primeiro, e só então encaixar os textos. antes eu fazia o contrário e nunca ficava bom o suficiente! kkk

    enfim.. obrigada por esse post. amei! ♡ seu bujo ficou lindo e sua voz é MUITO fofinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah haha graças ao covid, muita gente voltou a blogar. Tá cheio de post novo todos os dias. É uma delícia!

      Adorei a dica Mari! Também concordo com você. Escrever depois é bem mais fácil!

      Brigada flor ♥

      Excluir

Deixe um comentário e faça alguém feliz! ♥