Como trabalhar no comércio sendo introvertido

Por - maio 07, 2019
Como trabalhar no comércio sendo introvertido

Acho que nunca comentei muito sobre meu trabalho. E tem gente que até acredita que eu trabalho com o blog/canal. Mas infelizmente eu tenho que ter um emprego por fora, porque nunca ganhei nada aqui. Como vocês leram no título, eu trabalho no comércio. Mais precisamente, sou Assistente Administrativa. Mas por ser uma empresa familiar, eu já fiz de tudo. Já atendi clientes pessoalmente, por telefone, já fiz compras, já trabalhei na produção, no financeiro... enfim, eu tenho um pouco de conhecimento em todas as áreas. O que é bom, pois adquiri bastante experiência. Mas como você pode imaginar, como uma introvertida, eu sofri bastante, principalmente pela pressão em atender bem os clientes e ter que receber reclamações sem surtar! Resolvi então, fazer uma listinha de como você pode sobreviver sendo um introvertido no comércio.

Ah e um agradecimento especial ao Murilo, que indicou esse tema. Obrigada pelo comentário!

Tudo passa

Talvez o seu emprego atual não seja o ideal pra você. E talvez você até já saiba disso. Mas é o que você tem pra agora. Esteja ciente que é um emprego passageiro, mas que você precisa dele. Então nunca, de forma alguma, faça algum tipo de desfeita, só porque você está insatisfeito com seu trabalho atual. Claro que existem exceções como trabalhos abusivos. E se for o seu caso, corra, peça ajuda e saia o mais rápido desse emprego!

Não levar para o lado pessoal

Para nós, introvertidos é muito difícil, eu sei muito bem disso. Mas tente não levar as reclamações dos clientes e do seu chefe para o lado pessoal. Porque normalmente não é. O comércio é uma loucura, está todo mundo correndo pra sobreviver e fazer o seu trabalho. Então se alguém falar meio sério ou reclamar de você. Peça uma desculpa rápida e faça o que tem que ser feito. Infelizmente as chances de você ser o único que achou ruim são bem grandes.

Aprendizado e crescimento

Acho que é o principal pensamento pra não enlouquecer. Leve tudo como aprendizado. Tenho certeza que, assim com eu, você vai sofrer bastante. Mas pelo menos, vai aprender muito e crescer como um profissional. Coisa que você nunca aprenderia, se vivesse só na sua zona de conforto. Às vezes eu fico muito chateada por não estar onde eu gostaria, mas acredito que é uma fase que eu preciso passar. Talvez eu ainda não esteja pronta para o próximo capítulo da minha vida... (esse pensamento me ajuda a não chutar o balde e me demitir.)

Você é mais forte do que pensa

E você só vai perceber isso se você se permitir enfrentar os problemas de frente. Eu sei que na hora não é nada fácil e dá vontade de correr e chorar no banheiro. Mas só depois que você enfrenta, você vai perceber o quanto é forte. Isso é outro aprendizado, que vai te trazer muito mais estabilidade como um profissional, seja qual for sua área de atuação. Em palavras bonitas, isso se chama resiliência.

dicas de Como trabalhar no comércio sendo introvertido

>> Veja também as 5 lições mais importantes que aprendi com meus 30 anos.

Vocês têm dicas pra quem ainda trabalha com o que não gosta? Ajude alguém nos comentários!
Até a próxima ♥

Veja Também

12 comentários

  1. O mais difícil pra mim é não levar para o lado pessoal ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Ana, também concordo. Mas acho que é uma questão de treino. Na hora a gente acha ruim, mas precisamos lembrar que não é nada pessoal. E aí a coisa fica menos pesada.

      Excluir
  2. Que interessante, Claudia. Pra ser sincera, nunca parei pra pensar com o que vc trabalhava e adorei saber um pouco mais sobre vc. Vc disse coisas válidas pra todo mundo.. e essa frase ''vc é mais forte do que vc pensa'', a gente tem que carregar com a gente pra qualquer coisa da vida <3

    beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe acho que a maioria que me conhece pelas redes sociais não sabia disso!

      Excluir


  3. Ai amiga, me identifico muito com você...
    Eu também sou introvertida e lido direto com pessoas... Sou auxiliar admistrativo/recepção, eu adoro o que faço, mas tem dias e situações que não é nada fácil. É muitooo complicado não levar pro lado pessoal, várias vezes já me senti inútil ou incapaz por algo que disseram.
    E é bem isso que você disse, só quando enfrentamos é que percebemos que somos sim fortes e capazes.
    Adorei essa frase, vou levar pra mim "ás vezes eu fico muito chateada por não estar onde eu gostaria, mas acredito que é uma fase que eu preciso passar. Talvez eu ainda não esteja pronta para o próximo capítulo da minha vida..."

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que você trabalhava com administração também. Acho que nosso trabalho é bem parecido!

      Excluir
  4. Nossa SIM eu já trabalhei em lugares que odiava, mas o dinheiro e saber que não era pra sempre me ajudou a aguentar, se você não encontrar uma motivação, não da pra aguentar ):

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A gente precisa encontrar uma motivação, nem que seja só pra sobreviver! rs

      Excluir
  5. A vida não é fácil né, mas um dia tenho certeza que estaremos trabalhando em algo dos nossos sonhos, super, mega felizes! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Trabalho é sempre complicado, especialmente quando se é introvertido e se gosta de ficar queto no seu canto. Também sou assistente administrativo, mas como eu costume brincar, sou um bombril, 1001 utilidades. Já aguentei algumas coisas desagradáveis, por ser terceirizada e trabalhar com muitos servidores públicos, e mesmo eles afirmando que não há diferença de tratamento, sempre há. Mas a gente respira e segue em frente.
    Abraços,
    Ava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa super me identifiquei com seu depoimento Ava. Também sou do time bombril rs

      Pior que as pessoas tratam diferente até mesmo sem perceber. Infelizmente no trabalho a gente tem que engolir muitos sapos. Principalmente sendo introvertidos, o desgaste emocional é gigante!

      Excluir

Deixe um comentário e faça alguém feliz! ♥