Receita Patê de Ervas

Por - janeiro 19, 2016




Receitinha básica e super versátil de patê para comer com pães, torradinhas, colocar no lanche, no salgadinho, batata-frita (vou parar por aqui porque já estou salivando)...

Pra quem vai na lanchonete e acha que o combo ketchup, maionese e mostarda é regra e pira quando tem 10 tipos de molhos diferentes porque quer experimentar todos de uma vez, essa receita é pra você! Dá o play:


Como sempre a receita não tem medida exata, mas vou colocar  a quantidade +/- para vocês terem uma noção:

 Ingredientes

♥ +/- 100 ml - Iorgute Natural
♥ +/- 300 ml - Óleo (precisa ser óleo, com azeite não funciona!)
♥ +/- 100 ml - Leite (usei integral, não sei se com desnatado funciona)
♥ Ervas frescas da sua preferência (usei Manjericão, Orégano e Sálvia)
♥ Sal a gosto

Modo de preparo

No liquidificador (pode usar mixer ou processador) acrescente o iorgute, as ervas e o sal (só um pouquinho, se faltar acrescente mais depois!), bata bem até obter um líquido verde. Acrescente o leite e bata só para misturar. Agora vá acrescentando o óleo aos poucos (o certo seria a fio, mas se você abrir a tampa vai sujar toda a sua cozinha!). Acrescente cerca de 1 colher de sopa, tampe bem e bata. Repita esse processo até o patê ficar cremoso. Não se assuste (ou se assuste), vai bastante óleo! E não adianta colocar um monte de óleo de uma vez e bater. Não sei por que mas não dá certo, ele fica líquido eternamente!
Depois de pronto leve à geladeira (o patê fica ainda mais consistente!). Sirva gelado com o que preferir!

Apesar do vídeo ser de um patê de ervas, a receita é uma base para suas invenções! A verdade é que a receita original era um patê de alho que fica maravilhoso! Mas façam com o que preferirem, você pode substituir as ervas por azeitonas, queijos (parmesão, gorgonzola...), mostarda...vá testando e depois me contem se ficou bom!

Só  não recomendo comer muito porque como vai bastante óleo, não é muito saudável, mas para ocasiões especiais vale a pena!

Até a próxima patezeiros!

Veja Também

0 comentários