Como diminuir a negatividade

Por - janeiro 22, 2016

Crise econômica, desemprego, violência, doença, morte...existem tantas coisas para te deixar pra baixo. São tantos sonhos que não se realizam, projetos que só dão trabalho, epidemias, ladrões e políticos que parecem sugar o pouco de vitalidade que ainda existe na sua alma. Acredite, você não está sozinho. Por mais alto astral que a pessoa seja, sempre existem momentos na vida que parece que tudo vai desabar, você não vai aguentar e só espera que o momento final chegue. Eu sou MUITO assim. Na verdade eu sei que sou muito dramática, qualquer coisinha fora do lugar já é motivo para desespero! Tá certo que em muitos casos o negócio é sério, mas se você for como eu que se desespera à toa, fica muito estressado, ansioso, se martirizando por algo que você não tem controle, tente alguma dessas 8 práticas, talvez te ajude a ficar mais calmo e a ver a vida mais colorida!

01 - Praticar um hobby

Pode ser algo simples como ler um livro, fazer um almoço caprichado, fotografar, desde que seja feito com atenção e carinho você vai esquecer dos problemas que te deixam pra baixo.

Praticar um esporte também é uma ótima maneira de esquecer o negativismo. Não gosta de esportes? Tente ser mais criativo, já pensou em treinar arco e flecha, boxe, tiro, xadrez? Procure por cursos na sua cidade (nunca tente fazer esporte que você não sabe sozinho, pode ser perigoso!).

Fazer um curso é uma boa para quem está sempre desanimado com o trabalho e tem vontade de jogar tudo para o alto e viajar, mas não o faz porque tem contas para pagar. Leve sempre em consideração algo que você goste ou sempre teve vontade de aprender, como tocar um instrumento, fazer cerâmica, tricô, pintura, canto, culinária...

02 - Cuidar da aparência 

Muita gente esquece desse "detalhe". Às vezes você está tão desanimado com toda a sua vida que não percebe que a mudança precisa começar com você! Se olhe em frente ao espelho (veja todo o seu corpo), você gosta do que vê? Gosta da combinação das peças, do seu cabelo (me desculpe se você for careca...), da sua postura, feição no rosto, do seu cheiro?! Seja apresentável às pessoas e o mais importante, à você mesmo! Goste do que você vê no espelho mesmo sabendo que tem defeitos, afinal, todo mundo tem! E isso te ajudará no próximo item.

03 - Estar rodeado por pessoas positivas

Essa já é meio batida, mas é incrível como faz diferença! Pessoas alegres, animadas, risonhas, é tão gostoso estar perto de gente feliz! Isso te deixa feliz também! Abre caminho para conversas inspiradoras e te dá ânimo para ir mais além!

04 - Conversar com seu bichinho

Podem me chamar de louca, mas eu gosto de falar com a minha cachorra, às vezes nem falar, só olhar, fazer sinais, ela entende! Juro que entende! Sempre que eu chego em casa depois de um dia estressante ela sempre está na porta para me receber com o maior sorriso (vocês entendem) e abraço (vocês entendem) do mundo! Quando ela me vê parece que nada mais importa, isso é amor puro, sem filtro e só o que você precisa fazer é receber esse amor. E muitíssimas vezes ignoramos, reclamamos por um bichinho querer 5 minutos da nossa atenção só pra dar um beijo (lambida) de afeto.

Portanto, da próxima vez que você chegar em casa, receba esse amor, e não seja egoísta, retribua! Brinque, abrace e mime seu animalzinho! E é claro que isso vale para todos os bichanos: gatos, coelhos, passarinhos (só não abrace muito forte!), cavalos, ovelhas, iguanas, cobras, baratas (não, barata não, nunca, de jeito nenhum!).

05 - Tomar um banho

Daqui pra baixo são as dicas mais simples para você fazer quando estiver num ápice de estresse. Tomar um banho é incrivelmente relaxante, se você tiver uma banheira, um chuveiro decente ou um riacho já está ótimo! Tente não pensar nos problemas, concentre-se na sensação da água batendo em seu corpo, da sujeira indo pelo ralo e você limpando seu corpo e sua mente!

06 - Escutar músicas alegres

Foi e é uma das coisas que mais me ajudou. Pode parecer besteira, principalmente se você gosta de músicas sentimentais e deprê. Eu adoro músicas "tristes",  mas comecei a escutar playlists "happy" e funcionou! Agora eu sempre tomo banho ouvindo músicas mais animadinhas e eu só não canto mais alto para não assustar os vizinhos! Uma dica: apesar da vontade, nunca pule no chuveiro! rs

07 - Assoviar

Já reparou que quem está triste, bravo ou estressado nunca assovia? Para alguns, o ato de assoviar é automático, quando você está com os pensamentos longe e o cérebro no automático, você acaba assoviando ou cantarolando (que também serve se você não sabe assoviar!).

08 - Abraçar de verdade

Pra mim abraço bom é aquele abraço longo, apertado que te envolve todo e que te traz conforto, segurança e sentimentos que você não consegue segurar. Se você está triste você vai chorar, se você está feliz, você vai sorrir! É o "abraço verdadeiro"!


E aí gostaram da listinha? Eu sou louca por listas, elas podem ser usadas em qualquer assunto e são super fáceis de organizar e entender!

E o que vocês fazem para desestressar? Conte aí nos comentários!

Até a próxima!


Obs. Só quero lembrá-los que são coisas que EU faço, não são aprovados por nenhum órgão psiquiátrico e nem para quem sofre de depressão, que aliás é uma doença muito grave, se você acha que pode ter depressão, procure um médico ou psicólogo urgente!

Veja Também

0 comentários