Novo Corte + Dicas para cortar o cabelo sozinho

Por - janeiro 17, 2016

Para quem me segue no instagram sabia que eu estava querendo cortar meu cabelo porque ele estava gigante! Eu só não sabia como cortá-lo. Já faz muito tempo que corto meu cabelo sozinha porque tenho péssimas lembranças do cabeleireiro, resumidamente eu sempre saía de lá decepcionada então eu pensei: "se é pra ficar ruim então eu mesma faço, pelo menos não preciso pagar e eu posso me xingar sem culpa!" E foi aí amiguinhos que tudo começou, depois de muitos cortes feios, tortos e quase fazendo um segundo furo na minha orelha eu posso dizer que consigo me virar com a tesoura. Estou longíssima de ser uma boa cabeleireira (minha mãe que diga), mas eu quebro o galho pra mim mesma.


Sobre o corte: na verdade até a hora de eu pentear meu cabelo e pegar a tesoura eu não tinha ideia de como cortar. Eu só sabia que queria algo repicado e mais curto. Eu até que gostei do resultado, só que tem alguns pontos que não me agradaram: ficou um pouco mais curto do que eu queria e agora eu não consigo fazer um coque decente, dependendo do volume que fica eu pareço com a Mônica na primeira temporada de friends (o que não é uma coisa boa)!
Mas eu adorei como ele ficou repicadinho, quando enrolo fica mais lindo ainda! Fora que pra lavar e secar é dez milhões de vezes mais fácil e rápido do que antigamente, e estou bem mais leve, sério, devo ter cortado uns 300g de cabelo! haha


Apesar de não ter muita experiência, tenho umas "regrinhas" interessantes que compartilho com vocês para pelo menos não errarem tanto quanto eu! rs

1 - Tesoura certa

Acho muito importante usar tesouras próprias para o cabelo. Elas são compridas, finas, com tamanho amigável e corte certeiro. Usando uma tesoura inadequada seu cabelo pode ficar mais danificado do que já estava!

2 - Aos pouquinhos

Se você não tem experiência nenhuma é sempre bom dar aquela "testada" primeiro antes de realmente meter a mão na massa. Comece com algumas mexas, só pra ver se você consegue dar um "acabamento". Corte bem pouquinho, só as pontas e tente dar uma repicada. Ficou legal? Então tente algo a mais como a franja!
Eu comecei cortando minha franja (que ficava igual do Johnny Depp no filme da Fantástica Fábrica de Chocolates!). Depois fui cortando só as pontas, fazendo uns repicados e por aí foi!

3 - Cabelo sempre "lambido"

No calor do momento tem grandes chances de vocês esquecer desse detalhe. E não adianta ter feito um corte maravilhoso porque depois de lavar e secar vai ficar tudo estranho. Onde era pra ficar grande fica curto e vice versa. Minha dica é larvar o cabelo, secar com a toalha, pentear e cortar. Se o seu cabelo for bem liso você pode molhar o pente e ir penteando que dá pra cortar.
Meu cabelo é bem liso, mas uma vez eu esqueci de pentear. Depois do banho eu tive que cortar tudo de novo...

4 - Menos é mais

Depois que você pegou o jeito e já está confiante para cortar todo o cabelo, vem a dica de ouro: corte SEMPRE menos. Não importa se você quer seu cabelo bem curtinho, corte sempre pra menos, Se você quer cortar 2 palmos, corte 1, se quiser cortar até o ombro, conte até o ombro e mais 1 ou 2 palmos e assim vai.

5 - O momento certo

Não sei se vale como dica, mas  eu sou muito assim, pra mim as coisas precisam ter o momento certo. Eu estava querendo cortar o meu cabelo há um tempão, já estava atrapalhando ter tanto cabelo! Mas não estava com inspiração pra cortar. Chegou um dia que eu entrei no banheiro pra tomar banho e pensei, é hoje! E só saí de lá com o cabelo cortadinho! Então corte quando você realmente estiver inspirado, seguro de si e com vontade e não só por necessidade.
E aproveitando, se você não se sente seguro em cortar o cabelo, não corte, não se force porque as chances de dar errado aumentam! Tente encontrar um cabeleireiro que você se identifique para que todos sejam felizes!

6 - Cabelo cresce

Você é humano, por mais noção e/ou experiência que tenha uma hora você vai ferrar com o seu cabelo. Você não vai gostar do resultado e vai ter uma vontade imensa de clicar em voltar e colar todos os fios de cabelo de volta. Mas tenha em mente que seu cabelo vai crescer afinal, é só cabelo!

Vocês cortam o próprio cabelo? Têm dicas para quem nunca cortou ou já corta (tipo eu)?

Até a próxima Sweeney Todds! haha


Veja Também

0 comentários